"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Alimento

"Então o diabo o deixou, e eis que os anjos se aproximaram e começaram a servi-lo." 

Mateus 4:11

            Quase sempre as pessoas anseiam encontrar no mundo aquilo de que necessitam para alimentar a alma carente de recursos que lhe facultem a elevação para novos patamares de felicidade. 

            Muitos atribuem à tranquilidade com que podem contar nos dias futuros a condição para a plenitude real. Outros relacionam o bem estar físico como razão primeira para o desfrute da alegria. Há ainda os que depositam nas afeições sinceras o tesouro a lhes prover os recursos de paz e harmonia. 

            Contudo, se a tranquilidade conquistada ao preço do trabalho honesto, a saúde cultivada pela conduta diligente e a alegria que inspiram os afetos que nos são dirigidos, constituem parte importante da existência humana, não devendo ser menosprezadas no cômputo dos fatores que favorecem o equilíbrio e o progresso, quando nos reportamos às necessidade da alma, há que se considerar elementos que diferem em forma e essência dos que nos são oferecidos pela realidade transitória da experiência material. 

            Não raro a criatura humana após fartar-se daquilo que o mundo tem a oferecer, desperta no deserto íntimo ou em despenhadeiro profundo. 

            Assim, a tranquilidade transformada em culto à inutilidade encontrará o juiz da consciência a induzir-nos à reparação necessária. 

            A saúde externa, assumindo o papel de véu para as chagas da alma, converter-se-á em dores acerbas quando a mão do destino revelar-lhe a realidade íntima. 

            Afeições regadas com o néctar do egoísmo, partindo na direção de outras paragens, deixam ao coração, acostumado a sobrecarregar os ombros alheios com as próprias fragilidades, o peso de reerguer-se. 

            É preciso que compreendamos que se na Terra encontraremos os elementos indispensáveis ao nosso sustento físico, o alimento da alma virá, somente quando conseguirmos afastar os equívocos e as ilusões que nos cercam a fim de abrir espaço para que as virtudes dos céus encontrem condições de frutificar em nossos corações. 

            O versículo registrado pelo evangelista converte-se, assim, em valioso orientador para todos os que almejam abeirar-se das realidades eternas. Se para o Cristo os anjos portadores do alimento apareceram somente após o confronto Dele com as tentações, assim também, para cada um de nós, haverá sempre o amparo do alto, esperando o momento em que vençamos nossas limitações e apegos, para nos ofertar o banquete de bênçãos que o céu nos reservou.

 
Saulo Cesar

4 comentários:

  1. Adorei. E da pra complementar com o "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça...". Não existe busca sem ação e movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam

      Obrigado pelo comentário. O complemento que você citou é realmente interessante. Esse tipo de link entre versículos do Novo Testamento é muito útil, pois nos ajuda a ter perspectivas distintas sobre o mesmo assunto. Espero que continue visitando o blog.

      Excluir
  2. Tenho vivido um momento de grandes questionamentos e descobertas. Descobrí recentemente que a felicidade independe do que acontece à nossa volta; que ela é percebida, como uma lembrança antiga que, do nada, nos vem à mente...sim, de repente, nos sentimos felizes. À partir de então, de forma sólida, esse sentimento não mais nos abandona...Talvez não entendam!
    Internamente, nunca me sentí feliz, nunca tive apego à vida, sempre a ví, como uma prisão necessária ao meu aprimoramento. Sempre me sentí pronta pra "voltar pra casa". Em dezembro/2012 me "percebí" feliz. Independente das agruras e decepções do casamento e da maternidade, do dia-a-dia no trabalho, da saúde...me sinto feliz! é calma, doce, serena....silenciosa.
    Consigo enxergar que tenho hoje, tudo que sempre sonhei, me sinto abssolutamente realizada nas conquistas materiais, espiritualmente devedora para com o trabalho social, mas com a consciência tranquila de agir corretamente com todos que vem até mim...como mãe tive falhas, quem não as teve? fiz tudo que pude e sou feliz com o resultado...Acredito que pra sermos felizes, precisamos nos limitar. A felicidade é uma criança geniosa pra quem tudo é pouco. Se percebo que tenho muito mais do que preciso, que existe ordem no caos, que a espiritualidade nos assiste, e com isso nos ampara independentemente se o momento for bom ou ruim, de saude ou doença...então pronto! Não tenho o poder de mudar ninguem...mas também não dou a ninguém o poder de me tirar a paz...
    Tenho vivido observando cada gesto meu, cada pensamento, cada atitude....
    Tenho, desde então, me sentido plena, voltei a sonhar, fazer projetos. Me peguei pedindo um tempo ao Pai, pra fazer umas coisinhas que ainda quero aquí na terra, pequenas bobagens...Reflito e rio só!
    um riso leve, lábios quase cerrados, hum, só eu sei o motivo! CONSEGUÍ ENCONTRAR A TAL DA FELICIDADE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que isso é o que Jesus gostaria de despertar em nós: a nossa natureza espiritual que consegue se manter feliz diante das circunstâncias muitas vezes adversas. É algo que não conseguimos descrever, mas que cada um pode sentir verdadeiramente. E o Evangelho é um mapa formidável para que possamos nos manter nesse estado e ao mesmo tempo agindo no mundo. Obrigado pela visita.

      Saulo Cesar

      Excluir