"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



APRESENTAÇÃO - O LAGO E O CANTIL

Querido amigo(a). No lugar onde a Boa Nova reverberou pela primeira vez, havia um grande lago que servia de fonte de alimento e sustento para várias comunidades que o circunvizinhavam. Era chamado de mar da Galiléia ou lago de Tiberíades. Nele adentravam pescadores simples e também nobres dignitários cruzando-lhe as águas, crianças brincavam em suas praias e anciões meditavam sob as luzes do crepúsculo refletidas em suas ondas. Cada qual, que ali abeirava, trazia um conjunto de experiências e interesses que buscavam atender, retirando daquela fonte bendita o de que necessitavam.
            O lago, na sua imensidão, a todos atendia com silêncio e devoção. Não importava se era um viajante, buscando alguns goles do líquido precioso a fornecer-lhe novas energias para a jornada, ou a rede que intentava recolher peixes para saciar a fome de muitos. A todos ele estendia os seus benefícios.
            Hoje com a mudança dos costumes e dos negócios, o lago não representa mais o centro das atividades coletivas daquela região, muito embora ali permaneça, como testemunha silenciosa daqueles dias incomuns em que Jesus esteve conosco, trazendo a mensagem do Evangelho.
            Muitas coisas mudaram nesses 2000 anos de história, mas, nossa sede de conhecimento e fome de alimento espiritual permanecem latentes nos dias atuais. E se as necessidades do corpo encontram outros meios que as atendam, para os anseios da alma, a mensagem que foi ali plantada permanece como fonte inesgotável de sabedoria e amor, onde podemos recolher o de que precisamos para nossas experiências na vida. Para isso, basta que nos aproximemos.
            E cada qual saberá a melhor hora e forma de fazê-lo, pois que no que tange as disposições íntimas de cada um, ninguém poderá se converter em juiz alheio.
            Ao registrarmos essas singelas reflexões e disponibilizarmos algumas informações, não temos nenhuma pretensão de exegese ou hermenêutica. Tão pouco tencionamos apresentar inovações ou pontos de vista reveladores que exigiriam recursos que não possuímos. Objetivamos, pura e simplesmente, compartilhar aquilo que conseguimos recolher desse grande lago que é o Evangelho dado às limitações de nosso pequeno cantil de possibilidades.
            E ao nos aproximarmos dos textos do Novo Testamento, optamos por fazê-lo como se estivéssemos chegando às águas calmas daquele lago em uma tarde ensolarada, sem nos preocuparmos em identificar na paisagem os pontos de maior interesse, a fim de a eles nos dirigirmos com maior brevidade. Nossa caminhada será a do viajante que dá um passo de cada vez, buscando em cada um observar e absorver, nos detalhes e no contexto, o que estiver ao seu alcance. Prosseguiremos, versículo a versículo, buscando encontrar aqui e ali as notas da grande melodia tocada pelo Mestre de Nazaré, passíveis de ressoar em nossa alma ainda em processo de harmonização com as realidades eternas
            Alguns poderão dizer que a empreitada, estruturada dessa forma, será excessivamente longa e que talvez não consigamos concluí-la. É provável, mas acreditamos que o Evangelho é um caminho longo e que uma única existência, seja qual for a abordagem, não permitiria a sua completa compreensão. Além do mais, reconhecemos que na saga da existência humana, tendo a eternidade como horizonte, o ponto de chegada permanecerá sempre distante e por isso, cada passo, cada dia, cada ensinamento, cada reflexão, cada encontro, reveste-se de inestimável valor.
            Se essas notas e anotações ecoarem no seu coração é porque sintonizamos naquele ponto com a harmonia do Evangelho. Se elas lhe parecerem estranhas, lembramos que elas representam o conjunto de nossas limitadas possibilidades. Muitos certamente terão vasilhames maiores que os nossos ou recursos mais sofisticados que lhes habilitaram a empreitadas de maior vulto. Aqui está simplesmente o que conseguimos recolher em nosso cantil e que compartilhamos com carinho e amor. 
Se essas palavras servirem de estímulo a que você também se aproxime desse grande lago e nele busque o que precise, com a liberdade de quem traz necessidades e experiências próprias que lhe proporcionarão perspectivas diversas e pessoais, sentir-nos-emos gratificados, pois que, ainda que não possamos compreender todos os segredos e mistérios dessa paisagem, ela permanecerá sempre bela e grandiosa a espera de que nos aproximemos e retiremos a porção que Deus nos destinou a fim de encontrarmos paz e felicidade.

Um comentário: