"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Seguidores


"E seguiram-no turbas numerosas da Galileia, de Decápole, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão"
Mateus 4:25

     No registro da história poderemos encontrar conquistadores que submeteram povos inteiros ao seu jugo para encontrar, mais tarde, o pó e o esquecimento como derradeiros tributos. 
     Líderes variados que apontando novos rumos e ideias foram ultrapassados pela evolução natural dos tempos. 
     Inovadores louváveis trazendo novas luzes ao progresso humano, que brilharam por um tempo até serem ofuscados por outras conquistas do intelecto. 
     Todos, invariavelmente, caminharam à frente por algum tempo e foram superados pela força do progresso coletivo ou individual. 
     Com o Cristo, contudo, ocorre algo diferente. 
     Muitos seguem-no recolhendo os ensinos que Ele nos dispensou como rosas preciosas a embelezar o ramalhete de promessas, mas, quando defrontam os espinhos da abnegação e da tolerância necessárias, paralisam a marcha, estacionando a caminhada. 
     Vários buscam iluminar a fé no exemplo do Mestre, compreendendo nele a luz do mundo, contudo, quando as sombras internas reclamam o concurso da reforma íntima, ou quando as dores exigem o olhar além do horizonte limitado em que o sofrimento se circunscreve, reconhecem-se sem brilho interior e passam a andar vacilantemente, tropeçando, aqui e ali face a escuridão em que se demoram. 
     Famintos de paz secundam o Divino Amigo por nele encontrarem o pão da vida, mas, basta que algum desafortunado lhe estenda a mão para revelarem-se celeiros lacrados onde o trigo apodrece nas prateleiras da inutilidade e do egoísmo. 
     Apesar disso, o Cristo nunca se deteve e segue caminhando, até hoje, socorrendo e amparando, fortalecendo e consolando, fazendo a vontade do Pai até os limites do sacrifício para que nós tenhamos o guia e modelo a nos inspirar e apoiar na edificação do Reino de Deus em nossos corações. 
     Por isso, sem nenhum demérito aos milhares de missionários que trouxeram contribuições de inestimável valor a abrirem caminhos na sendo do progresso, ninguém esteve tão à frente quanto o Mestre. Assim, todos aqueles que  buscarem legitimamente, em qualquer tempo e lugar, independente de credos, convenções origem, os legítimos compromissos com o amor e a verdade, materializados na caridade e na fé, constituirão o numeroso grupo dos Seus seguidores. 
 
Saulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário