"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Vielas e sinagogas

"Portanto, quando deres dádiva não trombeteies diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas vielas, para serem louvados pelos homens. Amém, {eu} vos  digo que estão recebendo sua recompensa."
Mateus 6:02 

      Quantas criaturas caminham pelas estradas humanas buscando encontrar ali as fontes de iluminação e paz que lhes atendam aos anseios de realização e crescimento e cedo descobrem que o caminho da ilusão conduz inevitavelmente ao desfiladeiro sombrio da frustração?

     Entregam-se às conquistas aparentemente grandiosas e libertadores, para perceberem-se na posse de quinquilharias sem valor legítimo e oprimidos ante as limitações que impuseram a si mesmos. 

     Transitam na estrada da fama, comprometendo tempo e esforço, conquistando, mais tarde, o podium da solidão.

     Navegam pelos mares da notoriedade passageira, aportando, vencidos, no cais do esquecimento. 

     Sobem os montes da fortuna, encontrando, no topo gélido, as afeições artificiais.  
     
     É certo que se estamos no mundo não é para que dele nos apartemos vestindo a túnica da falsa santidade e olvidando os compromissos de auto transformação através da cooperação com o bem comum que compete a todos nós. Isso, contudo, não deve ocultar o fato de que as realizações da senda material representam elaborações transitórias cujo propósito centra-se na conquista do ser imortal que cada qual é em essência. 
     
      As vielas e sinagogas, simbolizando todos os locais onde é mais fácil encontrar o reconhecimento ruidoso da multidão, convertem-se em perigoso mercado de troca em que se empenham tempo e energia, recebendo, por sua vez o calor momentâneo da brasa que se converterá em cinza. 

      O ensino do Cristo, nesse aspecto, não representa mera crítica à conduta desse ou daquele aprendiz desavisado que traz, ainda, a necessidade do aplauso e do reconhecimento público. Ele consiste em preciosa orientação para todos os que desejem, sinceramente, empreender realizações cujos resultados não se situem no campo das obras perecíveis, mas avancem na direção das conquistas imortais. 

      A ajuda silenciosa é oportunidade libertadora. 

     O socorro desinteressado é o sustentáculo da paz. 

     O sacrifício oculto é edificação de fortaleza íntima.

    Aprendamos com o Mestre que, no que concerne às conquistas e realizações perenes, a aprovação da consciência e o amparo do alto valem mais do que o louvor de mil vozes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário