"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Fama e responsabilidade


"A sua fama espalhou-se pela Síria inteira, e trouxeram-lhe todos os que estavam mal, acometidos de diversas doenças e tormentos, endaimoniados, lunáticos e paralíticos; e ele os curou."
Mateus 4:24

 
     Muitos de nós almejam alcançar os chamados cinco minutos de fama para gozar dos holofotes e da admiração pública. Poucos, entretanto, refletem sobre a responsabilidade que tal posição inevitavelmente acarretará. 
 
     No momento em que a criatura alçar o podium da visibilidade acorrerão para ela diversas formas de atenção e se poderemos encontrar, entre elas, pérolas de estímulo e verdadeira consideração, forçoso será reconhecer que a grande maioria se constituirá de legítimos representantes dos desequilíbrios e ilusões. 
 
     O delinquente procurará encontrar respaldo para seus atos impensados. 
 
     A maledicência fixará o olhar, garimpando as pedras que lançará com o objetivo de ferir e menosprezar. 
 
     A fragilidade depositará a atenção, como quem transfere a responsabilidade de trilhar o caminho que lhe compete percorrer. 

     A loucura desferirá golpes de insânia, buscando enfraquecer a base e arrojar o edifício ao nível no chão em que se compraz. 
 
     A incompreensão e a intolerância estabelecerão fronteiras e limitações, obstaculizando o avanço dos valores superiores. 
 
     Diante dessas investidas, numerosos são os que sucumbem ao abismo das lamentações ou os que lançam lenha ao braseiro dos equívocos destruidores, ampliando o potencial de dano para si e para o próximo. 
 
     Com a figura do Cristo, entretanto, passa-se algo diverso. Quando procurado pelas dores humanas relata o evangelista que ele simplesmente as curou. 
 
     Meditemos, portanto, no exemplo do Amigo Celeste e, quando e onde a fama nos convocar ao palco da notoriedade, compreendamos que a posição de destaque representará sempre o compromisso com o exemplo a socorrer as chagas da ignorância e o farol a iluminar o caminho do viajando perdido. Do contrário, apagas as fugazes luzes da consideração pública, volveremos à sombra do arrependimento e à indigência na estrada da reparação. 

Saulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário