"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Após o Mestre


"Diz-lhes: Vinde após mim, e vos farei pescadores de homens."

 Mateus 4:19

 

Frequentemente encontraremos aqui e ali criaturas a exigirem demonstrações de fé e ação correta ao comportamento do próximo como quem reclama plantio específico para campo alheio.

Tais exigências costumam partir dos púlpitos da pregação, mas também poderemos encontrá-las em amigos, genitores, filhos, cônjuges, familiares e mesmo estranhos, convertidos, momentaneamente, em arautos da verdade a ceifar a eira do vizinho dos supostos joio.

Considerando, contudo, a conduta do Cristo, tal comportamento não encontrará, no seu conjunto de exemplos, qualquer justificativa.

O convite feito aos pescadores não representa exortação exclusiva a conduta alheia, nem imposição de ação aos passos dos outros. Quando propôs aos companheiros das primeiras horas a tarefa de resgatar a criatura humana presa aos mares dos equívocos o Mestre se prontificou a ir primeiro, pois solicitou-lhes "Vinde após mim".

No campo das relações, contudo, encontramos muitas vezes postura diversa.

Corrigendas são distribuídas por aqueles que lhe poderiam atender ao reajuste tanto quanto quem lhes ouve.

Críticas convertem-se em holofotes das práticas alheias, mantendo nas sombras da intimidade igual ou pior conjunto de atitudes.

Orientações severas são impostas como peso excessivos por quem não suportaria carregá-lo nos próprios ombros.

Meditemos, portanto, sempre que estivermos em situação de prodigalizar conselhos ao próximo, se, contemplando a estrada percorrida pelos próprios passos, não nos encontramos ainda distante do ponto que indicamos e, constatada essa realidade, empreguemos esforços em atingi-lo primeiro para só então fazer o convite legítimo a quem caminha na retaguarda.

 
Saulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário