"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Não te demores


“Eles, deixando imediatamente as redes, seguiram-no.”
Mateus 4:20


No campo das conquistas humanas é justo que o homem dispense energias em busca de angariar os recursos que lhe facultem a subsistência de maneira digna. Mergulhado nas experiências da matéria, sua condição ainda é a de pássaro aprisionado na gaiola das próprias necessidades educativas.

Muitas vezes, contudo, a legítima ocupação converte-se em penosos caminhos onde a consciência de sua condição de aluno da vida é substituída pela ilusão da perenidade dos valores transitórios que lhe servem de fonte de aprendizado. Nessas circunstâncias é fácil encontrarmos uma multidão de criaturas que tornam-se surdas a qualquer apelo que não seja oriundo das vozes incongruentes do mundo.

Aqui o convite para reflexões mais profundas é recusado em face da aparente inaplicabilidade no contexto prático onde se insere.

Mais adiante o chamado a assistência aos mais necessitados recebe a negativa do orgulho que não reconhece nas concessões Divinas a origem de todas as coisas e nosso papel de mordomos do Senhor.

Acolá a tarefa de esclarecimento e o compromisso com a verdade encontra a intransponível barreira dos interesses próprios que preferem o lento corroer das aparências às edificações verdadeiras da paz de consciência.

Para todos os que se acorrentam às próprias conveniências a maneiras de escravos voluntários, o chamado do Cristo representará não mais do que o sussurro de brisa passageira.

Diante disso, a lição apresentada representa preciosa exemplificação a todos os que almejam conquistas nos campos do espírito. Os dois pescadores, ao ouvirem o chamado do Mestre, abandonaram a rede dos próprios interesses e o seguiram.

Por isso, ao ouvires a voz do Divino Amigo, lembra-te de que o convite será sempre na direção da felicidade real e não te demores, porquanto se é certo que as mãos do Cristo sempre estarão estendidas para ti, talvez, de futuro, não disponhas de suficiente tempo e forças para te libertares das algemas do mundo a fim de caminhar com Ele.


Saulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário