"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Similaridade - Mateus 2:20


“pois os que buscavam tirar a vida ao menino já morreram.”

Mateus 2:20

Cada criatura no mundo vive cercada pelo que construiu para si mesma. Em edificações físicas, mentais e emocionais nossas habitações se revestem das colorações que lhes conferimos a partir de nosso mundo íntimo, fonte geradora de todas as circunstâncias em que encontramo-nos envolvidos.
A aparente dissociação entre nossa realidade interna e a que se revela externamente é simples ilusão de nossa mente, ainda em processo de evolução. Meditemos sobre as vicissitudes do corpo, que para uns convertem-se em catre de dores, enquanto outros prosseguem na experiência da vida, sem que o desgaste do veículo físico influencie na condição de seu condutor. Os primeiros acumulam lamentações e prantos, convertendo o ambiente em que se encontram em palco de lastimáveis e doentias condutas. Os segundos revestem-se da túnica do exemplo dignificante, a se espalhar pelos corações que os cercam através de reflexões salutares sobre o presente e o futuro.
No campo das afinidades, a mesma ocorrência pode ser facilmente verificada, porquanto cada qual caminhará cercado de similares fontes de anseios e preferências, sendo elas positivas ou negativas.
Por esta razão, o direcionamento consciente de nossos interesses e sentimentos converte-se em inadiável tarefa para o estabelecimento de nossa situação nos dias que virão. Cultivemos a paz e a paz nos encontrará. Distribuamos alegria e a felicidade será o fruto maduro a ser colhido na estação apropriada. Apontemos nossos esforços na direção dos valores nobres da inteligência e teremos a necessária luz para vencer as sombras dos desafios de amanhã.
Contudo, a lei de reciprocidade revela-se igualmente válida quando permanecemos presos aos equívocos. Cultuando a guerra, viveremos imersos na violência. Espalhando tristeza, permaneceremos vitimados pelo ódio silencioso, a esperar o momento da vingança enlouquecida. Fechando os olhos para as luzes do discernimento infringiremos a nós mesmos o ferimento das quedas evitáveis.
Alteremos o curso de nossas ações enquanto temos tempo, pois que tal qual aqueles que buscavam silenciar a Boa Nova nascente, se buscarmos a morte em quaisquer de suas manifestações, encontraremo-la como conviva indesejada em nossa casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário