"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Continue - Mateus 2:21



“Assim, levantou-se, tomou a criancinha e sua mãe, e entrou na terra de Israel.”

Mateus 2:21

Crentes recém convertidos a todas as manifestações religiosas apresentam, frequentemente, traço singular na relação que estabelecem com os ensinamentos que passaram a abraçar.
            Católicos iniciantes, após as primeiras assimilações dos dogmas e do culto, paralisam o esforço, permanecendo nas expressões superficiais.
            Espíritas novatos, tendo conquistado os primeiros degraus de entendimento, furtam-se ao estudo continuado e rejeitam o chamado à caridade constante.
            Evangélicos, de aliança nova com a fé, restringem o seu círculo de atuação aos que lhes compartilham a crença, esquecidos de que Jesus nos exortou a amar toda a humanidade, não fazendo distinção nem mesmo entre amigos e inimigos.
            Todos esses, embora representem as sementes germinativas das comunidades as quais se vinculam, precisam compreender que o Evangelho não é obra de um só momento e que o trabalho de edificação do Reino de Deus sobre a Terra demandará esforço e recursos de milênios, posto que exigirá renovação de inteligências e sentimentos de todas as ovelhas do Bom Pastor.
            Crer-se, após os primeiros movimentos de renovação, ter completado a parte que lhe cabe, é tomar o edifício como pronto, quando somente os primeiros esboços da planta foram traçados no papel.
            Entrar na terra de Israel, assumindo o lugar de filho de Deus, é o primeiro passo. Contudo, há que se permitir que também Deus entre no coração do adepto e que ali faça morada, convertendo a vontade do Criador no desejo da criatura. Neste momento é que se inicia o grande trabalho no campo íntimo de cada um, para que se trilhem as estradas do amor, da fraternidade, da caridade, pois que, sem ter trilhado os caminhos do Amigo Celeste, permaneceremos na fronteira do país de nossa felicidade, sem adentrar-lhe os domínios ou conhecer-lhe os valores reais.
            Quando José entrou na terra de Israel, estava dando somente os primeiros passos na saga grandiosa da Boa Nova, que se estenderia por muitos anos e lugares, passando pela cruz do calvário, até a ressurreição grandiosa.
            Por isso, se te encontras nos momentos iniciais de adesão a essa ou aquela corrente religiosa, não te detenhas nos primeiros espaços, porquanto enquanto não caminhares entre teus irmãos e irmãs em humanidade, semeando o bem, subindo o calvário de tuas imperfeições, carregando a cruz de suas responsabilidade, morrendo para o mundo e renascendo para uma vida nova, não terás, realmente, completado a parte que lhe cabe na edificação de ti mesmo como discípulo do Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário