"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Por onde procuras?


“E, reunindo todos os principais sacerdotes, escribas {e anciãos} do povo, informava-se junto a eles sobre onde haveria de nascer o Cristo.”

Mateus 2:4

            Ontem e hoje a coletividade humana produziu sábios e doutos, estudiosos e cientistas, religiosos e estadistas, cuja missão é esclarecer e orientar, instruir e ensinar, a fim de que se possa prosseguir pelos caminhos do mundo com mais segurança e certeza.
            O progresso material, trazido por eminentes cérebros, transformou paisagens e conceitos sociais, costumes e leis e garantiu conquistas notáveis. O cientista, analisando a gravitação dos astros, impulsionou condições para que o astronauta colocasse os pés fora do planeta. O analista dos meios de produção elucida práticas que visam ao aumento do produto do trabalho. O estudioso dos microorganismos proporciona ao doente os elementos de recuperação da saúde.
            Todos eles, pelas contribuições que trouxeram, gozam do respeito e destaque conferidos pelas inovações de que foram portadores. Suas opiniões são ouvidas com desvelo e suas idéias consideradas com seriedade. Falam do mundo e devem ser ouvidos pelo mundo.
            Contudo, quando nos movemos dos quadros terrestres para as conjunturas do espírito, diversa ordem se estabelece. Frequentemente, o sucesso nos primeiros campos marca a derrocada e as falhas nos segundos.
            Ideais de fraternidade materializam-se em castelos de separatismo.
            Figuras de exemplos inspiradores de ações nobres são imobilizadas em tinta e mármore como escravos à serviço do benefício fácil.
            Palavras de consolo e esperança convertem-se no peso excessivo ,colocado sobre os ombros de quem caminha, pelas mãos que o deveriam aliviar.
            Vantagens, posições e posses representativas do compromisso do amor tornam-se pedestais de orgulho e vaidade.
            Em vão procuraremos resolver a questão através do aumento do numero de consultados, visto que a verdade poderá expressar-se por um único coração disposto a ouvi-la enquanto mil olhos não poderão encontrá-la se vagueiam na sombra.
            Por essa razão, se buscas encontrar o Cristo como farol a lhe conduzir pelos caminhos do espírito, compreenda que o mundo poderá apontar-lhe esse ou aquele lugar, essa ou aquela época, mas, em verdade, o Cristo Vivo é de ontem, do hoje e do amanhã, do oriente e do ocidente, porquanto representará sempre o bem que surge no coração de quem lhe compartilha os ideais de amor.
            A resposta a esta questão permanecerá sempre equivocada enquanto não for dirigida à própria consciência, indagando-lhe onde possas fazer nascer a semente do bem na vastidão de teu íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário