"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Onde estejas


“E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, pois assim está escrito pelo profeta.”

Mateus 2:5

            Grandes impérios viram nascer césares e reis, faraós e governantes. Civilizações de todas as épocas, galgando os degraus do progresso, foram o berço de filósofos, sábios comerciantes e eruditos. Os agrupamentos humanos representam ambientes que favorecem o florescimento de idéias e ideais em consonância com as características próprias assim como na natureza o solo se presta a esse ou aquele tipo de cultura.
            A semente da videira, lançada no solo desértico, não produzirá, tanto quanto o cacto, arrancado de seu habitat e transplantado para o terreno pantanoso, deteriorará.
            Estudando a diversidade de clima e das características do substrato, o homem é capaz de identificar qual o tipo de semente produzirá melhores frutos, associando-lhe os elementos distintivos com as possibilidades existentes.
            Também no contexto da coletividade, ocorrerá fenômeno análogo. Comunidades que valorizam a arte, verão o surgimento de artistas de variada ordem. Leis mais justas e igualitária terão origem onde a democracia receba maior contingente de adesão.
            Justo é, portanto, que no que confere à semente do bem, que desabrochará na árvore do amor, princípios de ordenação sejam também observados sem que se lhe limitem dimensões externas, já que cada criatura representa um microcosmo em si mesma, onde achar-se-ão desertos e oasis, montes e vales, mares revoltos e terreno firme.
            Em vão as doutrinas religiosas buscarão a padronização de caminhos, representados por rituais e dogmatismos, a fim de que o ser humano faça brilhar em si a luz do Evangelho. Certo que alguns se afinizarão mais a essa ou aquela proposta, mas imensa maioria permanecerá excluída pelas disposições diversas que lhes caracterizam os pendores. A tarefa da religiosidade será sempre, aqui e além, o de despertar as consciências para os valores da vida, libertando e instruindo, amparando e consolando, a fim de que, analisando a própria geografia interna, cada qual encontre o campo de trabalho em que melhor possa contribuir.
            Se te afinizas com os valores de intelecto, busca esclarecer e instruir, afastando a ignorância e iluminando as estradas da esperança.
            Se em tuas mãos repousam habilidades construtivas, movimenta materiais e recursos, a fim de que o belo encontre em ti elementos de expressão.
            Se tua alma já alçou os mares da sensibilidade, ama e compreende, fortalecendo a fé e a confiança.
            Precioso ensino aquele registrado pelas tradições antigas de analisar, a fim de compreender o local do nascimento do Cristo. De igual forma, se queres fazer a luz brilhar em ti, coteja o conjunto de suas possibilidades e recursos, e identificando aquelas que oferecem melhores condições, assume contigo o compromisso de convertê-las em local de surgimento do bem e do amor, da paz e do progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário