"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Pó e luz

“pois eu vos digo que mesmo destas pedras pode Deus erguer filhos para Abraão.”

Mateus 3:9

            No mundo angariamos posses que serão utilizadas, bem ou mal, segundo a nobreza de nossas intenções, mas inevitavelmente chegará o dia em que elas serão restituídas ao celeiro da vida à espera de nova destinação.

            Recolheremos materiais diversos no conjunto das bênçãos da natureza e, lhes empregando inteligência e esforço, conseguiremos erigir obras notáveis. Contudo, o tempo, inexoravelmente, recolherá ao pó o que do pó foi retirado.

            Títulos representativos da conquista de postos nobres nas hierarquias humanas revestem aqueles que os possuem da respeitabilidade nas carreiras transitórias. Entretanto, as sucessões de anos e séculos os converterão em adornos da memória para as gerações futuras.

            Todas essas transformações, conquistas e posses são realizadas dentro das possibilidades que a Divina Providência confere aos seus filhos, a fim de que estes caminhem mais rápido em direção ao Pai.

            Quando homens e mulheres empregam de maneira diligente e sábia os recursos que passam por suas mãos, serão agentes do progresso na Terra, mas também serão representantes da vontade de Deus que almeja o melhor para todos os seus filhos.

            Ao contrário, quando os interesses e as ações circunscrevem-se somente aos domínios do orgulho e do egoísmo, por mais que os tributos da sociedade se prodigalizem no enaltecimento desta ou daquela figura, ela será simplesmente filha da carne, sem maiores vinculações com a sua verdadeira natureza de ser imortal criado à semelhança do Altíssimo.

            Assim, podemos reconhecer a lei de que da matéria procedem as realizações materiais, mas é somente do espírito que se afiniza com as leis eternas que procederão as realizações nobres da alma.
            João Batista alertou aos seus contemporâneos e suas palavras reverberam até nossos dias, que tudo o que tocamos com os sentidos materiais é material de aprendizado, mas que a nossa verdadeira herança é a de fazermos despertar a vontade do Pai em nossos corações, progredindo, crescendo e observando suas leis de amor e justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário