"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Pelo que te alegras?


“Vendo a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.”

Mateus 2:10

            Diversos motivos podem conduzir a criatura ao estado de felicidade aparente ou real. Uma conquista muito esperada. Um evento que transporta-nos para uma condição de maior tranquilidade. Uma afeição que se apresenta recíproca.
            Se os valores do mundo são capazes de promover mudanças, lembremo-nos sempre de que eles são revestidos, irremediavelmente, de fatores transitórios. Não se trata, aqui, de menosprezar o que a vida nos oferece como campo de aprendizado e trabalho, adotando postura alienista diante das condições que nos cercam. É, antes de tudo, de aperfeiçoar nossa capacidade de compreensão acerca do que confere mais ou menos valor para a nossa existência.
            Se a aquisição de um título de respeitabilidade entre os homens, adquirido de maneira justa e honrosa, é sempre motivo de contentamento, a virtude, alcançada pelo burilamento dos sentimentos e interesses, será sólido degrau para patamares mais elevados do espírito.
            Enquanto elementos de conforto e tranquilidade constituem valiosas bênçãos, que a Providência nos empresta, os valores da razão, apreendidos nas leis que regem o universo, são seguranças eternas de que nos tornaremos detentores, se convertidas em luzes de sabedoria.
            Em todas as situações, afeições verdadeiras representam bálsamos renovadores e chamas de esperanças novas, mas o exercício do amor incondicional coloca-nos em sintonia com o próprio Criador, facultando-nos a água viva da fonte inesgotável do Seu amor.
            Aqueles que vinham do oriente, traziam recursos e posições de respeito, caminhavam entre companheiros para com os quais nutriam sentimentos de fraternidade e amizade, tinham, portanto, fartos motivos para trazerem o coração alegre. Mas, foi no momento em que divisaram no alto a estrela a apontar para uma nova era, é que alegraram-se “com grande e intenso júbilo”.
            Se caminhas pelo mundo, lembra-te de que, sejam quais forem as condições que te cercam, haverá sempre uma luz a guiar-te pela senda da evolução. Aprenda a alegrar-te com ela e não te perderás pelas curvas do destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário