"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Coadjuvantes



“E, enviando-os à Belém, disse: Ide, investigai cuidadosamente a respeito da criancinha e, quando a encontrardes, relatai-me para que eu também vá e a reverencie.”

Mateus 2:8

            Em muitas coisas pode o homem secundar esforços alheios. O viajante aproveitará a trilha que outros antes dele marcaram no terreno desconhecido. O estudante guardará as lições que foram recolhidas pelo professor. O construtor utilizar-se-á de técnicas e materiais elaborados por outrem a fim de edificar a obra.
            O mesmo não se verificará no que se refere a busca da própria iluminação e ao campo das conquistas morais. Nestas, somente o esforço próprio e individual levará ao avanço.
            Outros poderão iluminar-lhe o caminho. Contudo, ele permanecerá desconhecido se não te ocupares da tarefa de trilhá-lo.
            Valorosas serão as orientações a te exortarem na direção de diferente conduta, quando apontadas para o bem. Entretanto, converter-se-ão em letra morta se não vivificá-las com os próprios esforços.
            Muitos cuidarão de facilitar-te o caminho, ofertando as próprias experiências, mas, por mais elucidativas que sejam, só encontrarás vantagem na parte em que convertes em lição própria.
            Dessa forma, se almejas encontrar a paz e a felicidade reais, não aguardes que outros encontrem o tesouro que te pertence.
            Renova atitudes.
            Angaria novos conhecimentos.
            Faze frutificar o tempo de que dispõe, pois que não sabes que ordens de acontecimentos poderão suceder ao se afastar do alvo da própria renovação.
            O companheiro de caminhada a te estender a mão, concitando-o à prática da caridade, talvez não se encontre no mesmo lugar amanhã.
            A condição favorável, para que conquistes virtudes hoje, poderá apresentar-se mais áspera no porvir.
            As forças de que dispõem hoje, talvez não estejam disponíveis com o passar do tempo.
            Por isso, no que tange à própria evolução, lembras-te de que ninguém poderá ser coadjuvante da própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário