"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Socorro e ação

“Enquanto ele dizia essas coisas, eis que um chefe, que viera para ali, o reverenciava, dizendo: Minha filha faleceu agora, mas vem impor tua mão sobre ela, e ela viverá.”

Mateus 9:18

       A imagem daquele homem que procura Jesus buscando o socorro em um momento de profunda dor, reflete para todos os aprendizes do Evangelho um símbolo da mais elevada expressão.
                
       Tendo o chefe da sinagoga, sob suas mãos, a liderança da agremiação surgida nos tempos do cativeiro da Babilônia, séculos antes, respondia ele pelas atividades cujo fim eram manter vivos no seio da comunidade, os traços de afeto, fé e reflexão. Gozava de respeito e consideração. Tinha subordinados. Orientava e esclarecia.
           
       Apesar de todas essas condições, que talvez o fizessem invejado por aqueles que avaliam as experiências humanas meramente em seus aspectos superficiais, a dor e a perda não lhe pouparam o lar alegre. Sua filha padecia de grave enfermidade, que chegara ao ponto de subtrair-lhe à convivência doméstica.
        
       Diante de tão dolorosa experiência ele assume uma posição resoluta. Não se entrega ao desespero nem se perde em lamentações. Não busca culpados ou condena-se à incapacidade de agir. Levanta-se e vai, pessoalmente, em busca do socorro junto ao Mestre, encontrando-O e atividade junto aos discípulos. Lá chegando, reverencia-O, reconhecendo Nele alguém capaz de ajudá-lo e pede auxílio em favor da filhinha.
                
       Tal conduta representa preciosa orientação para todos os que estagiam nas lides do mundo.
             
      Se te encontras em curso, pela experiência terrena, cedo ou tarde o sofrimento e a perda podem bater-lhe à porta, arrancando-te afeições ou destruindo conquistas logradas através do esforço e da dedicação.
                
       Quanto te encontrares nesse campo de provas, recorda aquele pai e não ceda espaço ao desespero ou à lamúria. Reúne o que te resta de forças e, abandonando o mar das lamentações, onde muitos se afogam, vai ao encontro do Cristo. Certamente O encontrará em atividade junto daqueles que buscam ouvir-lhe e praticar-lhe os ensinos, porque a atividade salvadora do Mestre não cessa. Entrega-Lhe, então, a tua rogativa e, reconhecendo Nele a fonte de Misericórdia e Amor capaz de aliviar-lhe o sofrimento, terá fortalecida a tua esperança abrindo-lhe novos horizontes de soluções para os problemas antes considerados insolúveis.
                
      Nos passos mais difíceis da vida, recorda que tens ao teu alcance o auxílio constante do Alto, bastando para alcança-lo que te predisponhas a refletir e agir.
              
      Assim fazendo perceberás que, aqui e além, o Mestre segue renovando esperanças e espargindo luz e compreensão para que, em circunstância alguma, nos distanciemos do Amor Infinito que rege nossos destinos.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário