"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



A força Maior

“Eu vos mergulho na água para o arrependimento, mas o que vem depois de mim é mais forte do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele vos mergulhará no Espírito Santo e no fogo.”

Mateus 3:11


            Contemplamos, frequentemente, na paisagem dos comportamentos humanos grandes montes de intenções áridos de realizações.

            Promessas verbais permanecem como ecos a se repetirem no vento, sem que e convertam em edificações reais.

            Esperanças continuam no campo dos sonhos, pela ausência das condições que lhes habilitam a concretização.

            Intenções, às vezes nobres, manejadas pelo desânimo e pelo comodismo, adornam as estantes dos projetos inacabados.

            Toda situação, estado ou contexto, para que sofra mudanças efetivas, necessita do concurso do esforço e da dedicação aplicados em novas e diversas direções, distintas daquelas que produziram os resultados atualmente existentes.

            O alerta de João faz-se útil em todos os tempos e lugares.

            A imersão na água do arrependimento representa o primeiro estágio, em que as disposições mentais se alteram, abrindo espaço para novos horizontes, e que a poeira das estradas percorridas, acumuladas sob o peso da culpa ou da critica destrutiva, é removida.

            Preciso é, contudo, que diante das várias opções de caminhos, que identifiquemos aquele que, sem a pretensão de representar o único e inequívoco para a coletividade, seja o que se ajusta às necessidades do ser individual em processo de evolução somos. Esta escolha só poderá ser adequadamente feita se voltarmos para o nosso interior e, no íntimo da comunhão com o Pai, soubermos ouvir a Sua voz em nossos corações, através do Espírito que vivifica a Sua vontade em nossa existência.

            Mas, será sempre no calor das ações dignificantes, convertidas em chamas a reduzir à cinzas os equívocos do passado, fazendo ressurgir o sentimento puro de busca do bem de si e do próximo, através do exercício da caridade e da fraternidade, é que o ciclo de transformação e mudança estará completo, abrindo-se novas estradas de luz e paz para cada um.

            Nesse processo, encontraremos valiosos apoios e orientadores, mas o Cristo permanecerá sempre como a força maior, trazida pelo exemplo e pela vivência do Evangelho em sua integralidade, a sustentar-nos em nossas fraquezas e fragilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário