"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Não te curves

“E lhe disse: Tudo isso te darei, se, prostrado, me adorares.”

Mateus 4:9

            Curiosa a postura de muitos quando faceiam circunstâncias onde as benesses do mundo lhes acenam com acesso fácil.

            Acreditam que o comprometimento equivocado do presente pode ser recompensado com um amanhã de ventura e tranquilidade, esquecidos de que a Lei que rege todas as coisas estabelece que uma semeadura de sarças não se converterá em plantação de flores, tanto quanto não se colherão frutos onde o trabalho não concorreu para oferecer os elementos necessários ao desenvolvimento  da planta nascente.

            O tempo não empregado agora a serviço do zelo e do cuidado, será requisitado, mais tarde, pelo esforço reparador.

            Horas desperdiçadas longe do estudo e da reflexão, serão lamentadas diante de oportunidades perdidas.

            Desrespeito de si mesmo, esquecendo os deveres do auto amor, na seleção do que possa ser melhor para cada um de nós, resultará no acesso de elementos deletérios ao nosso mundo íntimo, causando transtornos e desequilíbrios.

           

          O Evangelho nesse sentido traz particular alerta. A construção da proposta, feita pelo adversário, nas circunstâncias simbólicas registradas pelo evangelista, aponta para esse erro frequentemente ignorado. Pede ele que se curve agora, a fim de obter tudo depois, invertendo as prioridades entre o ser eterno e o ter passageiro.
            A criatura humana possui no presente o único campo de ação acessível às suas realizações com vistas ao porvir, uma vez que tanto o passado, como o futuro, não lhe são acessíveis, senão através do agora reparador ou construtor.
            Se almejamos conquistas duradouras para nosso amanhã, recordemos que não devemos nos curvar diante das imposições dos adversários do amor e da justiça ou valorizar em demasia os elementos transitórios que nos cercam sob pena de, tendo ganhado o mundo, perdermos a nós mesmos.
             
Saulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário