"O evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes. ... A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."


Alcione
Livro Renúncia
2ª Parte - cap. III - Testemunhos de fé



Condutor

“A pá está na sua mão; limpará sua eira, recolherá seu trigo no celeiro,”

Mateus 3:12

            O trabalho do Cristo na condução dos destinos humanos é de todos os tempos, desde antes de as primeiras manifestações de vida surgirem no globo.

            É Dele o leme do barco onde navegam bilhões de almas na busca da própria iluminação.

            A semente do Evangelho, lançada no solo dos corações, será sempre uma promessa e uma esperança de que cresçam e deem frutos de amor e de sabedoria, à transformar a paisagem, muitas vezes desolada e seca, sob os golpes do orgulho e do egoísmo.

            Assim como as estações se sucedem, apresentando ao agricultor diligente os frutos resultantes de seus esforços, também a humanidade caminha em sua marcha progressiva, em ciclos que se alternam entre prosperidade e a renovação necessária.

            No campo individual cada criatura terá, igualmente, as suas próprias estações, demarcadas pelo sucessivo cruzamentos das fronteiras do berço e do túmulo, para fazer florescer as virtudes e os sentimentos nobres que lhe competem como patrimônio inalienável do espírito imortal.

            Certo é que, nessa empreitada, muitas vezes a semente amadurecerá sob a casca dura, e encontraremos, certamente, misturas entre boas obras e ações equivocadas, pensamentos superiores e vinculações rasteiras.

            De tudo isso, o que espera o Cristo de nós?

            As palavras de João refletem a postura amorosa e sábia do Mestre, que não julgará ou condenará nossas atitudes, movidas pelo nosso livre arbítrio, mas, não se furtará ao trabalho de recolher aos Seus celeiros de amor somente o trigo limpo e preparado, para a produção do pão da vida a ser dispensado aos que têm fome, relegando o material impróprio às chamas da renovação em estação vindoura.

            Aprendamos com o Seu exemplo a recolher o que é bom, limpando nosso campo mental das impurezas, da discórdia, da maledicência, através da pá da justiça e do amor, e nos converteremos em celeiros de benção e de luz, a ofertar a nossa pequena contribuição à grande vinha do Amor Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário